sábado, 31 de julho de 2010

AULA INAUGURAL DA OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS





Na manhã de hoje (31 de julho) o Projeto Memórias recebeu nas dependências do Bazar da Arte alunos da Oficina de Artes Plásticas para a aula inaugural da mesma. Os cerca de 20 alunos, que nos próximos dois meses participarão da oficina, recebaram fardamento e material didático e puderam ouvir a fala do coordenador do projeto, o Prof. João Paulo Araújo de Carvalho, que expôs o funcionamento da oficina e as outras atividades que serão desenvolvidas até junho de 2011, como a Oficina de Música Clássica e Popular, a ser iniciada em outubro próximo, dentre outras. Além do mais, ouviram atentamente as falas dos artistas plásticos Manoel Moura (coordenador das Oficinas) e Luiz Ricardo, que trouxeram um pouco de sua experiência com a arte. Este último, ressaltou a importância do projeto, que vem proporcionar o despertar para a arte de alguns e o aperfeiçoamento para outros, especialmente jovens que poderiam estar trilhando outro caminho. Já Manoel Moura, pediu aos alunos o máximo de dedicação e reiteriou que o Projeto Memórias irá proporcionar aos mesmos, além do curso gratuito, a realização de uma Feira Cultural onde a produção da oficina poderá ser comercializada.
Participaram do evento, além dos alunos inscritos na oficina de artes plásticas, alguns pais, os associados da Associação de Incentivo à Pesquisa e à Cultura "N. Sra. das Dores dos Enforcados"\Projeto Memórias (entidade responsável pelo Ponto de Cultura "Memória, cultura & cidadania, através do qual será desenvolvido o curso), artistas, representantes de grupos que fazem\promovem a cultura e a ciência na cidade (Renvoção, Penitentes, Clube Dorense de Astronomia), professores e convidados.
A Oficina de Artes Plásticas, assim como todas as atividades que serão desenvolvidas pelo Ponto de Cultura a partir daqui, é patrocinada pelo Ministério da Cultura\Governo Federal e pela Secretaria de Estado da Cultura\Governo de Sergipe.

domingo, 18 de julho de 2010

PROJETO MEMÓRIAS É PONTO DE CULTURA E INICIA ATIVIDADES


Em junho deste ano o Projeto Memórias assinou convênio com a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e tornou-se oficialmente Ponto de Cultura. Os Pontos de Cultura estão espalhados por todo o Brasil e recebem esta denominação as instituições com relevantes atividades culturais que se submetem a editais públicos. Neste sentido, a Associação de Incentivo à Pesquisa e à Cultura "N Sra. das Dores dos Enforcados" inscreveu em março de 2009 o Projeto "Memória, Cultura e Cidadania", um dos 16 aprovados pela SECULT em todo Sergipe, num total de 62 inscritos, e que de 2010 a 2012 contará com recursos financeiros desta Secretaria e do Ministério da Cultura, no valor de R$ 60 mil reais em cada ano, num total de R$ 180 mil reais.
A primeira, dentre várias atividades que o Ponto de Cultura "Memória, Cultura e Cidadania" desenvolverá daqui por diante, será a Oficina de Artes Plásticas. O início das aulas será no próximo dia 31 de julho e as inscrições estão abertas no Bazar da Arte, situado à Pç. da Caixa d´água, nº 199. As inscrições são limitadas a 15 alunos e gratuitas. Garanta já a sua vaga!

domingo, 11 de julho de 2010

Projeto Memórias recebe ilustres dorenses

No último dia 08 de julho, enquanto os sergipanos comemoravam a emancipação política de seu estado, o Projeto Memórias recebia as ilustres visitas do artista plástico Adauto Machado, acompanhado de sua esposa Fátima Basto, e do poeta e membro da Academia Literária de Atibaia(SP) Miguel Messias dos Santos. Ambos são dorenses e estiveram no Bazar da Arte, onde são desenvolvidas atividades do Projeto Memórias e onde seus membros se reúnem, para conhecerem o referido espaço e tomarem conhecimento das atividades que estam sendo desenvolvidas pelo Memórias. Aos mesmos foi detalhada, ainda, a programação a ser iniciada no próximo dia 31 de julho com a abertura de Oficina de Artes Plásticas e, a partir daí, de oficinas de música, bonecas-de-pano e bordado, Dia da Cultura na Comunidade (que ocorrerá em Campo Grande, Sucupira, Gentio, Gado Bravo Sul e Cruzeiro das Moças) e da Feira Cultural situada no período das comemorações dos 90 anos da criação da cidade de N. Sra. das Dores em outubro. Os ilustres visitantes foram recebidos pelo professor João Paulo Araújo de Carvalho (coordenador do projeto), pelo poeta e artista plástico Manoel Moura e pelo desportista Ari Pereira, que representaram os demais sócios da Associação de Incentivo à Pesquisa e à Cultura "N. Sra. das Dores dos Enforcados".

A atuação do Projeto Memórias

O Projeto Memórias de Nossa Senhora das Dores foi criado em 2003 por um grupo de pessoas, destacando-se professores e produtores culturais, com o intuito de despertar na população do município o sentimento de valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural local e, assim, atuar na criação da identidade cultural dorense (dorensenidade), ou seja, de um sentimento de pertencimento e amor a Nossa Senhora das Dores.

Atualmente, o projeto foi transformado em Associação (fundada em 23 outubro de 2006) e conta com a participação de 12 sócios efetivos que se reúnem pelo menos 4 vezes ao ano para planejar e avaliar suas atividades.

A atuação da Associação de Incentivo à Pesquisa e à Cultura “Nossa Senhora das Dores dos Enforcados”, por meio de seus sócios, tem como base a realização de palestras, exposições e amostras culturais nas escolas e na comunidade em geral, bem como a publicação anual de informativo composto de artigos escritos por seus colaboradores e que versam sobre aspectos do município como história, cultura, geografia, economia, etc. Seu público alvo é a população de Nossa Senhora das Dores mas, sobretudo, a classe estudantil, por entender a escola como o caminho mais fácil para conscientização geral.

Dentre os eventos realizados desde o início de suas atividades, destaca-se o “Projeto Memórias nas Escolas”, iniciado em 2006, a partir do qual os membros do mesmo dão palestra nas escolas sobre temas como “Valorização e Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de N. Sra. das Dores” e logo após fazem o lançamento do Informativo Cultural “Memórias Dorenses”, seguido de debate com alunos e professores. O mesmo é feito nas comunidades que o Projeto Memórias visita.

O informativo anual distribuído gratuitamente, assim como documentário gravado em 2007 e que trata de procissões penitenciais que ocorrem em Dores na Sexta-feira da última semana da Quaresma, é importante registro da história e do patrimônio local que é legado às futuras gerações. Além do mais, recentemente foi feita revisão solidária de história de Nossa Senhora das Dores, com a participação de cerca de 200 pessoas que contribuíram com 1 kg de alimento não perecível que foi revertido a famílias carentes da cidade.

Em 2009, submeteu-se a seleção via edital público lançado pelo Ministério da Cultura (MINC) e pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e foi reconhecido como “Ponto de Cultura”, espaço no qual se produz e se divulga a cultura no Médio Sertão Sergipano.

O projeto é um instrumento impar no município, promovendo o incentivo à pesquisa e o “resgate” da cultura local que estava entrando no esquecimento. Por meio dele, a dorensenidade está sendo revivida, mostrada e registrada nos mais diversos aspectos. A construção dessa identidade passa pela criação de um Informativo anual, pela participação e registro de manifestações populares, pela colaboração material para grupos já existentes voltados para o resgate cultural no município, dentre outras ações.

Além de um elemento de incentivo à cultura e à valorização da história dorense, o Projeto Memórias tem tido ainda importante papel social, especialmente ao resgatar a auto-estima das pessoas, sobretudo idosas, que têm suas experiências de vida registradas e passam a ser enxergadas como agentes da história local, como verdadeiros “arquivos vivos” a partir dos quais se pode melhor compreender o passado do município.

Outrossim, o desejo de conhecer, valorizar e preservar a história e a cultura local tem despertado a cada dia num número maior de pessoas, atingindo assim seu objetivo maior.