domingo, 11 de julho de 2010

A atuação do Projeto Memórias

O Projeto Memórias de Nossa Senhora das Dores foi criado em 2003 por um grupo de pessoas, destacando-se professores e produtores culturais, com o intuito de despertar na população do município o sentimento de valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural local e, assim, atuar na criação da identidade cultural dorense (dorensenidade), ou seja, de um sentimento de pertencimento e amor a Nossa Senhora das Dores.

Atualmente, o projeto foi transformado em Associação (fundada em 23 outubro de 2006) e conta com a participação de 12 sócios efetivos que se reúnem pelo menos 4 vezes ao ano para planejar e avaliar suas atividades.

A atuação da Associação de Incentivo à Pesquisa e à Cultura “Nossa Senhora das Dores dos Enforcados”, por meio de seus sócios, tem como base a realização de palestras, exposições e amostras culturais nas escolas e na comunidade em geral, bem como a publicação anual de informativo composto de artigos escritos por seus colaboradores e que versam sobre aspectos do município como história, cultura, geografia, economia, etc. Seu público alvo é a população de Nossa Senhora das Dores mas, sobretudo, a classe estudantil, por entender a escola como o caminho mais fácil para conscientização geral.

Dentre os eventos realizados desde o início de suas atividades, destaca-se o “Projeto Memórias nas Escolas”, iniciado em 2006, a partir do qual os membros do mesmo dão palestra nas escolas sobre temas como “Valorização e Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de N. Sra. das Dores” e logo após fazem o lançamento do Informativo Cultural “Memórias Dorenses”, seguido de debate com alunos e professores. O mesmo é feito nas comunidades que o Projeto Memórias visita.

O informativo anual distribuído gratuitamente, assim como documentário gravado em 2007 e que trata de procissões penitenciais que ocorrem em Dores na Sexta-feira da última semana da Quaresma, é importante registro da história e do patrimônio local que é legado às futuras gerações. Além do mais, recentemente foi feita revisão solidária de história de Nossa Senhora das Dores, com a participação de cerca de 200 pessoas que contribuíram com 1 kg de alimento não perecível que foi revertido a famílias carentes da cidade.

Em 2009, submeteu-se a seleção via edital público lançado pelo Ministério da Cultura (MINC) e pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e foi reconhecido como “Ponto de Cultura”, espaço no qual se produz e se divulga a cultura no Médio Sertão Sergipano.

O projeto é um instrumento impar no município, promovendo o incentivo à pesquisa e o “resgate” da cultura local que estava entrando no esquecimento. Por meio dele, a dorensenidade está sendo revivida, mostrada e registrada nos mais diversos aspectos. A construção dessa identidade passa pela criação de um Informativo anual, pela participação e registro de manifestações populares, pela colaboração material para grupos já existentes voltados para o resgate cultural no município, dentre outras ações.

Além de um elemento de incentivo à cultura e à valorização da história dorense, o Projeto Memórias tem tido ainda importante papel social, especialmente ao resgatar a auto-estima das pessoas, sobretudo idosas, que têm suas experiências de vida registradas e passam a ser enxergadas como agentes da história local, como verdadeiros “arquivos vivos” a partir dos quais se pode melhor compreender o passado do município.

Outrossim, o desejo de conhecer, valorizar e preservar a história e a cultura local tem despertado a cada dia num número maior de pessoas, atingindo assim seu objetivo maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário