No último dia 28 de dezembro, os professores João Paulo e Manoel Moura, do Projeto Memórias, fizeram parte da Caravana do Cangaço, formada por pesquisadores do Cangaço de Sergipe, Pernambuco e Ceará, em sua estada na cidade alagoana de Piranhas e na Grota de Angicos (Poço Redondo - Sergipe). Do encontro, ficou o convite para a participação no Cariri Cangaço 2011, evento que reúne os maiores pesquisadores do tema no Brasil e que estará em sua 3ª edição. Veja abaixo matéria publicada no Cariri Cangaço (http://cariricangaco.com/) sobre a visita:
Cangaceiros desembarcam em Piranhas
..
Diário de Viagem, Piranhas
Ponto de Partida, Dia 28 , 8h 30min
Piranhas, ponto de partida para Angico
Na manhã deste dia 28 , tivemos a satisfação de reunir um grupo de pesquisadores do cangaço para mais uma visita a grota do Angico. Retornar ao cenário da morte do Rei do Cangaço nos remete a um dos mais polêmicos e controversos episódios do ciclo lampiônico, justamente o de sua morte.
Polêmicas a parte, todas as discussões envolvendo o referido 28 de julho de 1938 me parecem importantes uma vez que nos trazem a cada momento uma nova referência, um novo detalhe, uma nova possibilidade de versão. Claro que muitos asseveram que já se esgotou tudo que se podia com relação a Angico, eu; como um humilde estudante do assunto e um curioso por natureza, prefiro dizer que, ainda existem pontos que teimam em não me convencer...Mas aí é outra história, daqui a pouco tomaremos o Catamarã para mais uma visita obrigatória a Angico.
Cacau, Secretário de Turismo de Piranhas e Severo
Antônio Vilela de Garanhuns
Danielle Esmeraldo e Ricardo Sabadia
Alcino Alves Costa de Poço Redondo
João Paulo do Projeto Memória, de Dores, Sergipe
A partida se dá do pequeno porto fluvial da cidade de Piranhas, que fica no estado das Alagoas. Tendo a nascente do São Francisco como referência, teremos Piranhas ao lado esquerdo rumo a foz, logo a seu lado teremos Entre Montes, local da casa da família Rosa; de Pedro e Durval Rosa; também do lado Alagoano. Angico fica a cerca de 11 km rio abaixo, do lado de Sergipe, se desembarca no município de Canindé do São Francisco e a grota fica na divisa entre esse e o municipio de Poço Redondo.
Jairo Luiz, anfitrião em Piranhas e Angico
Danielle, Washington Rodrigues e Alcino Costa
Eliseu Gomes Neto, Lelêu, de Delmiro Gouveia
Emanuel, do Projeto Memória, de Dores
Por Manoel Severo
Queridos amigos João Paulo, Manoel e todos os que fazem o Projeto Memórias, para nós do Cariri Cangaço foi uma imensa satisfação recebê-los em nossa Caravana, estimamos que possamos contar com os amigos em outras oportunidades,
ResponderExcluirGrande abraço e contem conosco.
Manoel Severo
Cariri Cangaço.
Parabéns meninos, e que nossos projetos em parceria rendam bons frutos. Espero ansioso por Fogo no Cajueiro.
ResponderExcluir