sábado, 1 de janeiro de 2011

PROJETO MEMÓRIAS NA CARAVANA DO CANGAÇO

No último dia 28 de dezembro, os professores João Paulo e Manoel Moura, do Projeto Memórias, fizeram parte da Caravana do Cangaço, formada por pesquisadores do Cangaço de Sergipe, Pernambuco e Ceará, em sua estada na cidade alagoana de Piranhas e na Grota de Angicos (Poço Redondo - Sergipe). Do encontro, ficou o convite para a participação no Cariri Cangaço 2011, evento que reúne os maiores pesquisadores do tema no Brasil e que estará em sua 3ª edição. Veja abaixo matéria publicada no Cariri Cangaço (http://cariricangaco.com/) sobre a visita:

Cangaceiros desembarcam em Piranhas
..
Diário de Viagem, Piranhas
Ponto de Partida, Dia 28 , 8h 30min


Piranhas, ponto de partida para Angico

Na manhã deste dia 28 , tivemos a satisfação de reunir um grupo de pesquisadores do cangaço para mais uma visita a grota do Angico. Retornar ao cenário da morte do Rei do Cangaço nos remete a um dos mais polêmicos e controversos episódios do ciclo lampiônico, justamente o de sua morte.

Polêmicas a parte, todas as discussões envolvendo o referido 28 de julho de 1938 me parecem importantes uma vez que nos trazem a cada momento uma nova referência, um novo detalhe, uma nova possibilidade de versão. Claro que muitos asseveram que já se esgotou tudo que se podia com relação a Angico, eu; como um humilde estudante do assunto e um curioso por natureza, prefiro dizer que, ainda existem pontos que teimam em não me convencer...Mas aí é outra história, daqui a pouco tomaremos o Catamarã para mais uma visita obrigatória a Angico.


Cacau, Secretário de Turismo de Piranhas e Severo


Antônio Vilela de Garanhuns


Danielle Esmeraldo e Ricardo Sabadia


Alcino Alves Costa de Poço Redondo


João Paulo do Projeto Memória, de Dores, Sergipe

A partida se dá do pequeno porto fluvial da cidade de Piranhas, que fica no estado das Alagoas. Tendo a nascente do São Francisco como referência, teremos Piranhas ao lado esquerdo rumo a foz, logo a seu lado teremos Entre Montes, local da casa da família Rosa; de Pedro e Durval Rosa; também do lado Alagoano. Angico fica a cerca de 11 km rio abaixo, do lado de Sergipe, se desembarca no município de Canindé do São Francisco e a grota fica na divisa entre esse e o municipio de Poço Redondo.


Jairo Luiz, anfitrião em Piranhas e Angico


Danielle, Washington Rodrigues e Alcino Costa


Eliseu Gomes Neto, Lelêu, de Delmiro Gouveia


Emanuel, do Projeto Memória, de Dores

Por Manoel Severo

2 comentários:

  1. Queridos amigos João Paulo, Manoel e todos os que fazem o Projeto Memórias, para nós do Cariri Cangaço foi uma imensa satisfação recebê-los em nossa Caravana, estimamos que possamos contar com os amigos em outras oportunidades,

    Grande abraço e contem conosco.

    Manoel Severo
    Cariri Cangaço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninos, e que nossos projetos em parceria rendam bons frutos. Espero ansioso por Fogo no Cajueiro.

    ResponderExcluir