sábado, 8 de outubro de 2011

PROJETO MEMÓRIAS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVEM A DORENSENIDADE

MEMÓRIAS DORENSES E SEC. EDUCAÇÃO DE DORES
UMA GRANDE PARCERIA
resumo da matéria escrita pelo jornalista Antônio Carlos Rocha e publicado no site pmnsdores.se.gov.br

A Parceria Projeto Memórias Dorenses e Secretaria da Educação de Dores Consiste num ciclo de Palestras, nos Estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino e exposições, o que poderá contribuir para a formação do sentimento da dorensenidade. Em evento realizado na Câmara Municipal de Nossa senhora das Dores, no último dia 30-09, a cultura dorense mostrou que está em grande ascensão.
O evento contou com a presença de estudantes, cidadãos e autoridades, que foram convidados para o evento de grande significância para a cultura local, quando na oportunidade viu-se que a nossa cultura conta com grandes parceiros. Aquela oportunidade serviu para reforçar a parceria já existente entre o Projeto Memórias Dorense e a Secretaria Municipal da Educação do Município de Nossa Senhora das Dores, onde o primeiro tem como um dos membros o professor e mestre em História, João Paulo; já a Secretaria da Educação tem o comando do Secretário Idalício Soares.
Na sua fala, o professor, historiador, poeta, cordelista e artista plástico, Manoel Moura foi enfático ao afirmar que não basta “Ser Dorense”, mas sim, ter identidade com o município, complementado pelo orgulho de ser dorense, o que vem a originar o termo “Dorensenidade”; onde ele mostra que para que se tenha orgulho de ser dorense (de praticar a dorensinidade), tem-se que ter conhecimento da nossa cultura. Apresentou um vídeo mostrando diversas vertentes da cultura dorense, com fotos, vídeo e fundo musical com voz da cantora sergipana Amorosa.
O professor Luiz Carlos apresentou a todos os presentes a primeira logomarca do Projeto Memórias Dorenses. Também relatou que à época (2003), quando o Professor João Paulo estava iniciando os seus estudos (superior) em História, certo dia chegou à sua casa relatando que desejava criar um projeto à altura de promover o resgate da cultura e memória do município, dali por diante estava formada a parceria entre eles e outros que resultaria no “Projeto Memórias Dorense”. A formação do grupo rendeu bons frutos e, como já citado, em 2003 era criado o Projeto; em 2005 era lançado o primeiro jornal, que viria a causar o começo de uma verdadeira revolução na conscientização e resgate da cultura local (...).

Adaptação: Manoel Moura (blogdobazardaarte.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário